AS ESTAÇÕES DE TREM MAIS FAMOSAS E ANTIGAS DO BRASIL
O transporte ferroviário hoje no Brasil caiu em desuso, havendo lugares hoje que as usam justamente para um passeio casual para agrado de turistas. Além do valor turístico e histórico, as estações contribuem também para embelezar a arquitetura do lugar, pois entrar numa dessas é como passar por um portal histórico, onde há um pouquinho de todo aquele contexto de século 19. Veja a seguir as estações mais bonitas do país.
Estação Central do Brasil
Inaugurada em 1858 e localizada no centro do Rio de Janeiro, essa estação foi imortalizada ao ser palco do filme Central do Brasil, protagonizado por Fernanda Montenegro. Ela ainda funcionada, sendo o ponto de saída de diversas linhas, ligando o centro da cidade a bairros da Zona Oeste e Norte e também a outros municípios da Baixada Fluminense.
Estação da Luz
Localizada em São Paulo e inaugurada em 1901, ela foi por muito tempo a principal forma de acesso para a cidade de São Paulo. Ele teve sua facha restaurada para seu aniversário de 450 anos e com uma arquitetura respeitável, ainda funciona.
Estação Ferroviária de São João del-Rei
Inaugurada com a presença do Imperador D. Pedro II em 1881, ela marcou a história das estradas de ferro mineiras. A linha foi desativada na década de 1960, mas apesar disso, funciona até hoje como ponto de partida para o trajeto turístico de 12 km a bordo da Maria-fumaça, entre São João del-Rei e Tiradentes. Com registros e também peças do auge das estradas de ferro em nosso país, ela abriga o Museu Ferroviário atualmente.
Estação Ferroviária de Matilde
A Estação Ferroviária de Matilde, no Espírito Santo, foi construída em 1910 e fazia parte da Leopoldina Railway, que ligava Cachoeiro de Itapemirim à cidade de Vitória. Depois de muitos anos abandonada, a estação passou por uma reforma importante recentemente, que revitalizou seu charme.
Estação Ferroviária de Coronel Cardoso
Localizada em Valença, RJ, essa estação foi aberta em 1914, sendo uma das principiais do Vale do Café e fazendo parte do Ramal de Jacutinga. Apesar de ter sido transformada, a estação funciona até hoje.
Estação Anhumas, Campinas
Construída em 1926, ela é mantida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária como um belo marco da arquitetura do inicio do século 20. Hoje ela tem apenas uma linha turística, já que deixou de ser usada comercialmente em 1977.
Estação Ferroviária de Bento Gonçalves
Ela foi inaugurada em 1919 e a partir de 1993 passou a funcionar apenas como ponto de saída de um passeio turístico a bordo de uma Maria-Fumaça tradicional que percorre as belas paisagens da Serra Gaúcha, um passeio de 23 km que conta com degustação de vinhos da região e apresentações musicais. Como o nome indica, ela está localizada em Bento Gonçalves, RS.
Estação de Paranapiacaba, SP
Ela foi aberta em 1867 e é uma das mais emblemáticas e conhecidas dos tempos gloriosos do transporte ferroviário no país. Seu sistema de trilhos complexo e sua arquitetura respeitável fizeram dela um importante ponto turístico do interior paulistano. Ela é última parada do Expresso Turístico que saí da Estação da Luz, que você viu acima, na capital paulista.
Estação Ferroviária de Paraíba do Sul
Paraíba do Sul é o município pioneiro da Serra Fluminense, que faz parte da microrregião de Três Rios, disseminadora de civilização no século 18. A estação ferroviária do lugar foi inaugurada em 1867, havendo a Linha do Centro e a Linha Auxiliar, que corriam lado a lado até Três Rios. Desativada há um bom tempo, há hoje um alinha turística ativada no lugar, com direito à locomotiva a vapor, que atrai os moradores de cidades fluminense, para o tradicional passeio no “tremzinho”, que percorre as belezas naturais da cidade e faz um mini tour histórico por ela. No prédio da estação foi inaugurado um museu ferroviário e ali bem perto é possível contar com um restaurante temático com uma excelente comida a um bom preço e uma promoção interessante: se você não beber ali o melhor suco de laranja de sua vida, você não precisa pagar por ele. Na cidade há também uma Faculdade Ferroviária nas antigas instalações do Colégio Sul-Fluminense, que oferece 20 cursos técnicos e cinco de graduação voltados para a área ferroviária.
Sistema de Trens do Subúrbio de Salvador
MAIS INFORMAÇÕES: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Trens_do_Sub%C3%BArbio_de_Salvador
VEJA MAIS IMAGENS:
Sistema de Trens do Subúrbio de Salvador
O
Sistema de Trens do Subúrbio de Salvador é composto por uma linha
única, que liga o bairro da Calçada, na Cidade Baixa ao Subúrbio da
capital baiana. Composto por 10 estações, o sistema possui um trajeto de
aproximadamente 13,5 km entre os terminais finais, localizados nos
bairros da Calçada e Paripe.
A via férrea foi inaugurada em 28 de junho de 1860 pela empresa inglesa Bahia and San Francisco Railway Company (em português, Estrada de Ferro da Bahia ao São Francisco), mais tarde passou a compor a Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (VFFLB), e depois fez parte da Superintendência Regional 7 (SR-7) da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). A linha ia até o município de Simões Filho até 1972. Com a privatização da RFFSA, foi formada a Ferrovia Centro-Atlântica S.A. (FCA), que ganhou a concessão da SR-7, e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos
(CBTU), a qual passou a ser a operadora do sistema ferroviário urbano. O
trecho de operação, entretanto, foi sendo reduzido paulatinamente e,
desde o início da década de 1980, o último destino ao norte é Paripe. Em 1995, o Governo Federal lançou o Programa de Descentralização de Trens Metropolitanos, com o qual buscou transferir sistemas ferroviários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para os governos locais (municipais ou estaduais). Nesse sentido, a Prefeitura de Salvador criou a empresa estatal Companhia de Transportes de Salvador (CTS) em 2000 para administrar o Sistema de Trens Urbanos de Salvador (trechos Calçada-Paripe e Lapa-Pirajá). A transferência da CBTU para a CTS foi concluída em 2005
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VEJA MAIS IMAGENS:
Estação da Calçada – Inaugurada em 28/06/1860.
Estação de Lobato – Reformada em 2010 - inaugurada em 1938
Estação de Escada – Reformada em 13/06/2008.
A estação de Escada foi inaugurada, provavelmente, em 1860
Estação de Coutos – Reformada em 2009.
A estação de Coutos foi inaugurada em 1942
Estação de Paripe – Reformada em 29/03/2007.
A estação de Paripe foi inaugurada em 1860 com o nome de Olaria. O
prédio atual foi construído muito depois, específico para os trens.
Paripe era uma grande fazenda sendo na década de 1950 loteada e
constituída em bairro, bem como várias estações do trecho, era zona de
veraneio entre os anos de 1960 e 1970.
Veja as histórias na íntegra, dessas e de outras estações do Sistema de Trens do Subúrbio de Salvador: acesse o link abaixo:
Faltou as estações do suburbio de salvador, que foram abertas em 1860...
ResponderExcluirFaltou as estações do suburbio de salvador, que foram abertas em 1860...
ResponderExcluirOlá Elek Troniker..até então eu não conhecia..mas vou adicionar ao post,,,vi que se trata de uma estação importante e histórica....
ResponderExcluirObrigado pelo seu comentário..